Passo a passo para organizar uma festa de criança

Festa de aniversário de criança sempre dá trabalho e envolve gastos financeiros, mas se pensada com antecedência, esses custos são suavizados ao longo dos meses e fracionando os preparativos. Para isso o quanto antes começar melhor. Tem pais que planejam o aniversário do filho ao longo do ano anterior e não é exagero. Uma festa infantil deve ser planejada com no mínimo cinco meses de antecedência. Caso não saiba como, temos cinco passos a seguir que vão tornar a festa mais fácil ainda de fazer.

Passo a passo para organizar uma festa de criançaDicas e passo a passo para organizar uma festa de criança

1° Passo – Montando seu check lis

Com um período bom de antecedência, contaremos aqui com seis meses, pense na festa. Separe uma agenda ou caderno para ir anotando tudo, tanto o que fica como o que pode ser riscado por ser uma ideia inviável. Organização é fundamental. O que vai definir o tamanho do trabalho e os detalhes é o quanto quer e pode gastar. 


Marque a data antes de tudo. No planejamento já se pensa na possível data. Deve-se ficar atento a feriados (detalhes que possam interferir), local da festa (será em casa ou aluguel de espaço).  
Faça uma grande lista com tudo o que seu filho gosta dos serviços que possam ter na festa como carrinho de pipoca, algodão doce, não economize imaginação. Aí conforme for fazendo a cotação destes é só decidir qual pode ou não manter na festa.

2° Passo – Escolha do Tema


Toda festa infantil tem uma temática e essa é a grande determinante das demais cores de itens. Escolha uma que a criança gosta como super heróis, princesas, dentre tantos. Caso a criança já saiba, pergunte-a qual o que ele quer.


3° Passo – Lista de convidados e convites


A lista dos que comparecerão a festa é o que vai determinar todo o restante da festa, quantidade de comidas, bebidas, mesas, lembrancinhas. Tudo será baseado na quantidade de convidados. Caso não possa convidar todos que deseja, faça uma lista dos mais íntimos aos menos, contar as crianças, pais e possíveis babás. Se ficar muito extensa, corte os que tenham menos intimidade e contato com seu filho. Afinal, a festa é dele. Coloque os nomes separado em colunas entre adultos, crianças acima de 3 anos e abaixo. Isso facilitará na escolha das guloseimas e lembrancinhas.


O convite tem que ser de acordo com o tema escolhido, mas só os envie entre 10 e 15 dias antes da festa, entregando muito antes os convidados podem esquecer e muito próximo podem já ter compromissos.


4° Passo – Decoração e detalhes


Começar a organizar a festa com antecedência é importante porque quase tudo pode ser comprado e guardado para o dia. Assim comprando cada mês uma parte não pesará no orçamento e será uma festa mais bonita e você pode ainda usar o seu vale alimentação. Bolas, guardanapos, painéis, copos, pratos, talheres, refrigerantes (comprando mais próximo a data), latas de brigadeiros prontos, beijinhos e outros doces. (caso a família mesmo resolva fazer). 
Painéis, a mesa do bolo, as bolas, lembrancinha, toda a decoração devem combinar com o tema da festa.

5° Passo – cálculo para bebida e comida


Os cálculos são em média por pessoa, lógico que alguns comem mais e outros menos. 


Para uma festa a arte, pense em:


Crianças: 05 salgados, 02 doces e 04 copos pequenos de refrigerante.


Adultos: 08 salgados, 03 doces e 05 copos pequenos de refrigerante.


São calculados 100 gramas de bolo e 05 guardanapos por convidado.


Devem ser usados no máximo 06 tipos de salgados, 04 de doces e 03 de bebidas (02 refrigerantes e água).

Leave a Comment