Brincadeiras para festa do dia das crianças

Em dia de festa, a criançada só quer saber de brincar. É incrível como rapidinho fazem novas amizades e já estão todos juntos participando como se conhecessem há anos. Crianças gostam de correr, precisam de espaço e quanto mais brincadeiras assim, mais elas irão gostar. Se a brincadeira for mais calma, tranquila, deixando-os mais quietos e parados, logo desistem e vão querer outra coisa na hora. Criança é assim, com energia de sobra. Hoje em dia a criançada não tem mais contato com terra, água, não sobem numa árvore, não brinca de rolar na grama e criar atividades assim despertarão a curiosidade e interesse delas.

Brincadeiras para festa do dia das crianças
Brincadeiras para festa do dia das crianças

Corridas de sacos – Esta é um clássico. Basta sacos (grandes de pano) e muita disposição. É determinada uma linha de chegada que não deve ter muitos metros de distância porque lembrem, são crianças. Os competidores ficam cada um descalço pra não cair, dentro do saco na linha de largada, quem chegar ao destino primeiro é o ganhador. Pode fazer uma variação e no local do ponto de chegada, como pedir ao competidor fazes a volta e quem chegar primeiro no mesmo ponto da largada vence.

Dança das laranjas – Brinca-se aos pares e necessita de músicas variadas e laranjas. Os casais devem colocar uma laranja na testa e não usar as mãos, sempre em sincronia. A dupla terá que dançar conforme o ritmo da música, não valendo tocar na fruta, os braços sempre para trás. Os vencedores serão a última dupla que não deixar a laranja cair.

Pegar maçã na água – Algumas bacias com água ou uma piscina inflável pequena com água. Coloca-se várias maçãs e que comece a brincadeira. Cada criança com a mão para trás tem que mergulhar a cabeça na água para tentar pegar uma maçã com a boca, quem pegar primeiro vence a prova. Uma ótima brincadeira para os pais também.

Jogo das argolas – Várias garrafas no chão e argolas para serem lançadas. Cada participante recebe um número de argolas, quem acertar mais nas garrafas é o vencedor da brincadeira. 

Corrida do ovo na colher – Esta consiste em equilibrar um ovo na colher e percorrer uma distância e voltar ao ponto de partida sem derrubá-lo Para evitar sujeira usam o ovo cozido, ou melhor, para evitar desperdício de comida, substitua por uma bolinha de pingue pongue.

Carrinho de mão – A competição ocorre em duplas. Uma das crianças vai em pé segurando os pés da outra que se apóia com as mãos no chão. Delimitando um ponto onde as crianças invertem os papéis e voltam para a linha de largada, quem primeiro chegar é a dupla campeã. Ideal fazer esta numa areia fofa e limpa para evitar machucados.

Alguns cuidados durante a festa

Toda e qualquer brincadeira, por mais simples que seja, existe o risco de algum machucado. Por isso a presença de adultos é obrigatória no acompanhamento das brincadeiras, assim como ter um kit de primeiros socorros sempre a mão.

Nos intervalos das brincadeiras, procurar servir sempre água para a garotada, principalmente se for uma festa durante ao dia e cuidados com a pela passando protetor solar. Na hora do lanche, comidas leves; sanduíches, sucos naturais, frutas, picolé de frutas.

Leave a Comment